A WebQuest surgiu a pouco mais de dez anos em 1995. O conceito de WebQuest foi criado pelos Bernard Dodge e Tom March.
Constituem actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.
As WebQuest são constituídas por cinco componentes:
· Introdução - a introdução deve ser apelativa, o texto deve ser motivador e desafiante para os alunos, deve apresentar imagens apelativas. Deste modo vamos fazer com que os alunos se sintam motivados empenhando-se na resolução da tarefa.
· Tarefas - deve ser explicitada a tarefa ou tarefas a realizar.
· Processo - indicam-se as fases ou etapas a seguir e os recursos a consultarem. Devem ser dadas orientações pormenorizadas de como os alunos realizam a tarefa. As etapas devem estar claramente descritas. Deve conter as estratégias e ferramentas para aceder ao conhecimento para realizar a tarefa. Deve possuir diversidade de papeis para o aluno compreender diferentes perspectivas e partilhar responsabilidade na execução das tarefas.
· Avaliação - deve indicar como o desempenho dos alunos será avaliado. Referir se a avaliação é para o grupo ou se também é individual. Convém incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação. Deve incidir sobre dois aspectos fundamentais: o produto final; e como os alunos trabalharam em grupo( se todos colaboraram ou não).
· Conclusão - aqui deve ser disponibilizado um apanhado da experiencia proporcionada pela WebQuest.
Dodge sugere 12 tipos de tarefas que são elas:
1. Redigir o que se leu (contar);
2. Compilação de dados;
3. Mistério (papel de detective);
4. Jornalismo (papel de repórter);
5. Criar um produto ou planear uma acção;
6. Produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura);
7. Criar consenso;
8. Persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário);
9. Conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc.);
10. Tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças);
11. Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções);
12. Tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los);
A duração de uma WebQuest depende da complexidade da mesma, e da faixa etária dos alunos.
Bernie Dodge consideram que as WebQuests devem ser de:
- Curta duração- são realizada entre uma a três aulas e têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, deve centrar-se na aquisição e integração do conhecimento.
- Longa duração- uma semana a um mês em ambiente de sala de aula, têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.
Para obterem mais informações acerca da WebQuest consultem o site indicado:
quinta-feira, 29 de abril de 2010
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