quinta-feira, 29 de abril de 2010

A WebQuest

A WebQuest surgiu a pouco mais de dez anos em 1995. O conceito de WebQuest foi criado pelos Bernard Dodge e Tom March.

Constituem actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.


As WebQuest são constituídas por cinco componentes:

· Introdução - a introdução deve ser apelativa, o texto deve ser motivador e desafiante para os alunos, deve apresentar imagens apelativas. Deste modo vamos fazer com que os alunos se sintam motivados empenhando-se na resolução da tarefa.

· Tarefas - deve ser explicitada a tarefa ou tarefas a realizar.

· Processo - indicam-se as fases ou etapas a seguir e os recursos a consultarem. Devem ser dadas orientações pormenorizadas de como os alunos realizam a tarefa. As etapas devem estar claramente descritas. Deve conter as estratégias e ferramentas para aceder ao conhecimento para realizar a tarefa. Deve possuir diversidade de papeis para o aluno compreender diferentes perspectivas e partilhar responsabilidade na execução das tarefas.

· Avaliação - deve indicar como o desempenho dos alunos será avaliado. Referir se a avaliação é para o grupo ou se também é individual. Convém incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação. Deve incidir sobre dois aspectos fundamentais: o produto final; e como os alunos trabalharam em grupo( se todos colaboraram ou não).

· Conclusão - aqui deve ser disponibilizado um apanhado da experiencia proporcionada pela WebQuest.


Dodge sugere 12 tipos de tarefas que são elas:


1. Redigir o que se leu (contar);

2. Compilação de dados;

3. Mistério (papel de detective);

4. Jornalismo (papel de repórter);

5. Criar um produto ou planear uma acção;

6. Produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura);

7. Criar consenso;

8. Persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário);

9. Conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc.);

10. Tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças);

11. Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções);

12. Tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los);


A duração de uma WebQuest depende da complexidade da mesma, e da faixa etária dos alunos.

Bernie Dodge consideram que as WebQuests devem ser de:


- Curta duração- são realizada entre uma a três aulas e têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, deve centrar-se na aquisição e integração do conhecimento.


- Longa duração- uma semana a um mês em ambiente de sala de aula, têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.



Para obterem mais informações acerca da WebQuest consultem o site indicado:



Sem comentários:

Enviar um comentário